sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Caririaçu-CE: Prefeitura Municipal e Defesa Civil Estadual vão começar abastecer a cidade com carros pipa




Diante da grave crise pela falta d’água que atinge a cidade de Caririaçu, a prefeitura municipal e o SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), juntamente com a Defesa Civil Estadual buscaram alternativas que vão amenizar a situação provocada pela prolongada estiagem que incide sobre a cidade nos últimos anos, ficando cada vez mais difícil o abastecimento por causa do nível crítico que se encontra o único reservatório do município.
A Prefeitura, a Defesa Civil Municipal e o SAMAE apresentaram uma proposta a Defesa Civil do Estado para que o sistema de abastecimento do município fosse alimentado por carros-pipa com as águas do Açude Manoel Balbino (Carneiros), a água seria tratada e distribuída para população pelo sistema já existente. Entretanto, a Defesa Civil Estadual rejeitou essa alternativa com o argumento de que em uma situação de emergência como esta, a água deve ser usada exclusivamente para o consumo humano, sendo assim, colocando a água diretamente no sistema ela seria usada para outros fins, como por exemplo: construção civil e em estabelecimentos comerciais.

Portanto, diante de não ter sido aceito pela defesa Civil do Estado o plano sugerido pelo município de colocar a água no sistema de abastecimento local, a solução encontrada para amenizar a falta d’água foi disponibilizar caixas portáteis com capacidade de 16 mil litros que servirão de chafarizes públicos aonde as pessoas poderão captar a água para o uso nas suas residências. Serão 37 caixas posicionadas em lugares estratégicos da cidade. O Sr. José Alves, diretor do SAMAE, Bosco Machado, coordenador da Defesa Civil do município e técnicos da Defesa Civil Estadual percorreram toda cidade na tarde desta quarta-feira (29) para escolherem quais os pontos que deverão receber as caixas d’água.

Os carros pipa abastecerão as caixas ininterruptamente para que todas as pessoas possam suprir suas necessidades. Serão disponibilizados 20 litros de água por dia para cada pessoa, que é o mínimo recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde). A água será captada no Açude Manoel Balbino e já no carro pipa receberá pastilhas de cloro efervescentes para purificar e poder ser consumida pela população.

Fonte: Ascom

Janeiro foi o mês mais quente dos últimos 71 anos

Recorde anterior era de fevereiro de 1984; média de temperaturas foi de 31,9 graus.

Janeiro foi o mês mais quente dos últimos 71 anos em São Paulo, de acordo com as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A média das temperaturas máximas registradas durante o mês foram de 31,9 graus, a maior desde o início da medição histórica do Inmet em 1943.

O recorde anterior era de fevereiro de 1984, que registrou 31,8 graus de média. O dia de calor mais intenso foi 3 de janeiro, que teve pico de 34,5 graus. A temperatura máxima mais baixa registrada durante neste mês, ainda segundo o Inmet, foi de 27,9 graus.
De acordo com Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, as altas temperaturas são resultado da alta pressão atmosférica na região Centro-Sul do País, o que facilita a concentração de calor. "Isso impede a chegada da umidade da Amazônia", explica. Pelas previsões do instituto, os termômetros continuarão registrando temperaturas elevadas em fevereiro, superiores a 30 graus.
A expectativa é que a umidade relativa do ar, em torno de 20% nos últimos dias, aumente a partir deste domingo, 2. A umidade relativa do ar esperada para o primeiro mês do ano foi de aproximadamente 50%. Na próxima semana, a previsão é que os finais de tarde tenham ameaças de pancadas de chuva.

Fonte: http://estadao.br.msn.com/  

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

1ª Reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil em Crato

Ocorreu hoje (28/01) a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa Civil em Crato no auditório do Centro Administrativo. Foram apresentadas as ações da Defesa Civil em 2013 e as propostas de ações para 2014. Tratou-se ainda da Conferência Municipal de Defesa Civil a ser realizada no final de fevereiro. As reuniões do Conselho serão realizadas mensalmente. Sempre contando com a participação de entidades diversas (poder legislativo, judiciário, executivo, Urca, Igrejas, Associações  e convidados), Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e claro, todos os agentes de Defesa Civil.








Ação de Saúde da Defesa Civil com apontadores

Dia 27/01/2014 ocorreu a entrega de senhas para os apontadores das comunidades atendidas pela operação pipa em Crato no Auditório do Centro Administrativo. Enquanto era realizada a entrega das senhas a Defesa Civil realizou ação de saúde com verificação de pressão arterial para os apontadores e acompanhantes. Nossa meta é ir sempre além. A Defesa Civil somos todos nós!


Defesa Civil em Crato - varias ações


Instalação de Pluviômetro em Crato

A Defesa Civil em Crato e a Secretaria de Agricultura realizaram convênio com o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais ) e receberam e instalaram pluviômetro em Crato, com a finalidade de monitorar o índice pluviométrico e assim prevenir desastres. Esse é um grande passo para a prevenção de enxurradas e assim ter um controle mais preciso da quantidade pluviometria em Crato. Mais uma ação da Defesa Civil em proteção ao cidadão cratense. A Defesa Civil agradece o importante apoio do Secretário de Agricultura Henrille Pinheiro.

 Coordenadora da Defesa Civil Meire
 Adriano (representante da Secretaria de Agricultura) e Meire
 Adriano, Meire, Pascoana e Diassis

 Pluviometro
 Charles, Meire, Pascoana e Diassis (Agentes de Defesa Civil)
 Henrille Pinheiro (Secretário de Agricultura) ligando o pluviômetro 

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

CEMADEN inaugura radar meteorológico em Natal, RN

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) inaugurou nesta segunda-feira (02) em Natal, RN,  o radar meteorológico, cuja cobertura abrange 80% do Estado.

O equipamento, instalado na Base Aérea de Natal, cobrirá a maior parte da região semiárida e a faixa litorânea do Rio Grande do Norte, e os dados transmitidos subsidiará o trabalho da operação do CEMADEN no monitoramento das áreas de riscos de deslizamento e inundação.

A ação do Centro atende a uma das metas do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres Naturais, lançado em agosto de 2012, e conta com a instalação de mais 8 radares no país.

Os demais radares a ser instalados serão implantados em regiões que ainda não são monitoradas, como Maceió, AL; Salvador, BA;  Petrolina, PE;  Almenara, São Francisco e Três Marias, MG;  Santa Tereza, ES e Jaraguari, MS. Os investimentos são de mais de R$ 72 milhões.

A partir dos radares será possível para o CEMADEN aprimorar a qualidade da quantificação de chuvas sobre os municípios cobertos pelos radares; melhorar a previsão de tempo de curtíssimo prazo e, também, antecipar a emissão de alertas de desastres naturais.

Ainda como parte do Plano de Gestão de Riscos e Alertas de Desastres, o CEMADEN já instalou oito pluviômetros (equipamentos os que medem a quantidade de chuva) em áreas de risco de desastres no município de Natal,  somando à rede de pluviômetros do CEMADEN um total de 772 unidades instaladas em todo o país.  Estes equipamentos, juntos com os radares, também servirão para calibração de modelos hidrológicos e meteorológicos em desenvolvimento no Centro.

Radar Natal

Caririaçu-CE: Município declara estado de calamidade pública

O município está decretando estado de calamidade pública. (Foto: Divulgação)
A festa que estava programada para acontecer no próximo dia 15 de janeiro para comemorar a conclusão do ensino fundamental dos estudantes do 9º ano de todo o município de Caririaçu teve que ser cancelada. A festa iria acontecer na praça principal da cidade e teria como atração principal a banda Bonde do Brasil. Era na verdade um presente do prefeito João Marcos aos concludentes pelo sucesso deles nesta etapa da vida estudantil.

Porém, devido à grande estiagem que continua castigando o município nos últimos anos e, consequentemente, o colapso pela falta d’água, o município está decretando estado de calamidade pública. Segundo o prefeito todos os recursos e todos os esforços da prefeitura estão voltados para minimizar o problema, visto que a adutora que trará água do Açude Manoel Balbino ainda levará algum tempo para ficar pronta.

Outro fator determinante na decisão que levou ao cancelamento da festa é a escassez de recursos com a redução do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). O prefeito ressaltou ainda que, “o dinheiro que iria gastar com a festa vai servir para comprar depósitos (tambores) para as pessoas armazenarem água e para contratar mais carros-pipa para atender toda população.”

Os motivos expostos mostram a inviabilidade da realização desta festa e levam o prefeito João Marcos a público pedir desculpas aos estudantes e também para agradece à população de caririaçu que está unida e solidária neste momento de dificuldades. Aproveita ainda para dizer que está sendo programado pela secretaria de educação um calendário para comemoração desta conclusão de curso em cada escola.

A prefeitura continuará trabalhando por todos os meios que lhe couber no sentido de viabilizar a realização desse importante evento para os estudantes em outra oportunidade, quando essa situação da falta d’água se recompor com a chegada da quadra invernosa. 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Caririaçu

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Caririaçu-CE: contagem regressiva para um colapso no abastecimento d´água

Açude São Domingos está praticamente seco (Foto: Divulgação)
À beira de um colapso no abastecimento de água, é preocupante a situação neste Município, com a capacidade de 6,9% no único reservatório que abastece a cidade, o açude São Domingos. Com mais de 26 mil habitantes, o município enfrenta a menor média histórica de reserva hídrica e, desde o mês de maio deste ano, foi iniciado o racionamento de água em diversas comunidades.

Uma solução para conter o problema, considerado muito grave, é a construção de uma adutora, cujo projeto já está pronto esperando a assinatura do governo federal. O prefeito ressaltou que “o nosso projeto foi aprovado pela Funasa em Brasília, está orçado em 18 milhões e estamos agora dependendo da assinatura da presidente Dilma”. A possibilidade é de direcionar para Caririaçu as águas do Manoel Balbino, conhecido com açude dos Carneiros, em Juazeiro do Norte.

Algumas comunidades de Caririaçu já estão sendo atendidas com abastecimento dos carros-pipa, cedidos por meio de parceria do Município com o Governo do Estado. Em outras áreas, devido ao racionamento, a população fica até dois dias sem água nas torneiras. Quem mais sofre com esse problema é a população pobre, porque não tem condições de comprar água potável.
Em uma reunião ocorrida mês de outubro a COGERH (Companhia de Gestão de Recursos Hídricos), disse que o nível do açude São Domingos em meados de dezembro seria de apenas 6%, o que representava uma água imprópria para o consumo humano, pois ela é uma água sem oxigênio, com lama e não recebe a luz solar. Assim era preciso economizar o máximo de água que pudesse. A economia foi feita, o diretor do SAMAE (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto) José Alves acirrou ainda mais as campanhas de conscientização para as pessoas economizarem ainda mais, iniciou uma fiscalização nos lava-jatos da cidade, reuniões nas escolas, fiscalizando construções e outras ações que fizeram com que o reservatório chegasse hoje dia 06/01/2014 com 6,9% de sua capacidade. Falta muito pouco para que o abastecimento seja suspenso por completo. 

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Caririaçu