quarta-feira, 30 de outubro de 2013

2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil começa em novembro

A primeira etapa, a ser promovida no próximo mês, será a municipal. As fases estadual e nacional ocorrerão em 2014
Brasília, 30.10.2013 - O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, convocou, nesta quarta-feira (30), a promoção da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil. A etapa nacional é precedida de fases municipais, que ocorrerão no período de 6 de novembro a 31 dezembro, e estaduais, que serão promovidas no período de 1º de fevereiro a 31 de março de 2014. A fase nacional será em Brasília, de 27 a 30 de maio próximo. O tema desta segunda edição é "Proteção e Defesa Civil: Um novo paradigma para o Sistema Nacional".
Essa é a primeira vez que serão feitas conferências virtuais dentro do evento. A população poderá participar e interagir pela internet, inclusive por meio das mídias sociais, além de convocar conferências livres. As virtuais ocorrerão entre 2 de janeiro a 31 de março de 2014, e as livres de 16 de novembro próximo a 31 de março de 2014. "A sociedade pode se organizar e dizer o que espera da defesa civil. Isso tudo será levado para etapa nacional, onde serão criadas as bases da defesa civil do amanhã", explica o diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun.
Além de avaliar a utilização das diretrizes da 1ª Conferência Nacional, a segunda edição objetiva incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas da proteção e defesa civil, avaliar a ação governamental e propor diretrizes para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil. "É um grande momento para escutarmos a sociedade e os órgãos de defesa civil. A ideia é debater esse tema, ouvir opiniões e, com isso, estruturar os caminhos que deverão ser seguidos no futuro", comenta Armin Braun.
De acordo com o diretor, há uma grande expectativa de participação e de mobilização já para a fase municipal. "Nas etapas municipais, nós ouvimos os municípios e a sociedade civil organizada presente nas cidades, principalmente aqueles elementos que trabalham na ponta, que são responsáveis pela primeira ação de defesa civil", conta.  "Nas etapas estaduais, trabalhamos com elementos que estão em uma segunda etapa e que apoiam os municípios em suas ações", afirma.
A organização das fases municipal e estadual depende da convocação do poder público local por autoridade competente. No caso das conferências livres e virtuais, não há esta necessidade e qualquer pessoa pode organizar uma dessas atividades. Para organizá-las e tirar dúvidas quanto à convocação, os interessados podem ligar para o número disponibilizado pela Defesa Civil Nacional: (61) 2034-4012/4014.

domingo, 20 de outubro de 2013

Encontro dos Catadores do Crato

A Defesa Civil participou do encontro dos Catadores do Crato, realizado pela Prefeitura Municipal do Crato hoje (20/10/2013) no CAIC - Batateiras, com a participação de diversas secretarias (Segurança Pública, Saúde, Ação Social, Agricultura, Cultura, Limpeza Pública, Vigilância Sanitária, entre outras), com intuito de levar uma melhor qualidade de vida aos catadores do Lixão do Crato. Os serviços prestados foram os seguintes: Atendimento do Bolsa Família, Ginástica Laboral, distribuição de escovas e creme dental, orientação quanto a escovação, exames clínicos, dermatológicos, ginecológico,Palestra sobre Saúde do Trabalhador (riscos ocupacionais) entre outros. Foi servido café da manhã com uma bela recepção e almoço para todos os participantes, que foram cerca de 120 pessoas.













terça-feira, 8 de outubro de 2013

DIAGNÓSTICO DE CAPACIDADES E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES

Prezados agentes de proteção e defesa civil,
No marco do projeto de ‘’Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil’’ da Secretaria Nacional de Defesa Civil (SEDEC) em colaboraçao com  o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), está sendo feito um DIAGNÓSTICO DE CAPACIDADES E NECESSIDADES DE FORMAÇÃO EM GESTÃO DE RISCO DE DESASTRES. Este Diagnóstico tem por objetivo alimentar a revisão e formulação de uma nova oferta formativa em gestão de riscos no país dirigida a todos os atores e agentes de proteção de defesa civil que tem atuação na área de gestão de risco de desastre.
 Como parte do Diagnóstico, está sendo aplicada uma SONDAGEM ONLINE  para fazer uma avaliação das necessidades de formação que os próprios atores identificam como prioritárias. Para assegurar a maior representatividade dos resultados, a Sondagem idealmente deveria ser preenchida pelo maior número de membros do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil a todos os níveis (federal, estadual, municipal e comunitário) a todos os níveis de função: agentes políticos do SINPDEC, agentes de direção e coordenação dos órgãos de proteção e defesa civil, os agentes detentores de cargo público num órgão do SINPDEC e os agentes voluntários do SINPDEC em qualquer nível federativo. É fundamental sobretudo captar o nível municipal e comunitário (COMDECs e NUDECs) para analisar melhor as necessidades nos territórios. Podem encontrar em anexo com maior detalhe o público alvo desta sondagem.
 Neste sentido, pedimos sua amável colaboração para difundir o link da Sondagem entre todos os membros da suas equipes da COMPDEC, dos NUDECs e demais atores de proteção e defesa civil no seu município.
O PNUD estará posteriormente fazendo a acompanhamento com os órgãos conforme venha sendo preenchido (mandando lembretes, etc.). A Sondagem estará ativa até o 30 de Outubro. Ressaltamos que a participação do maior número de agentes nessa iniciativa permitirá que nossa sondagem reflita de forma precisa a realidade do seu município.
Acesse o link para responder:  https://pt.surveymonkey.com/s/sondagemdoagente
Fonte: Defesa Civil do Estado do Ceará

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mapeamento de Risco de Crato - CE, pela CPRM

O CPRM -  Serviço Geológico do Brasil tem por finalidade a avaliação geológica, geofisico, avaliação de recursos minerais, entre outras coisas. Está na cidade do Crato, junto a Defesa Civil Municipal realizando o Mapeamento de Risco local. Que tem por meta a identificação dos locais no Municipio que estejam passivos a desastres. A Defesa Civil tem acompanhado e auxiliado a CPRM nas atividades. Lembrando que a mesma estará realizando Mapeamento de Risco total no municipio de Crato.

Bairro  Granjeiro















 Canal do Rio Granjeiro 
 'Vulcão'

Charles Galdino Rodrigues

Mapa de Risco de Juazeiro do Norte


A Defesa Civil em Crato participou da realização do Mapeamento de Risco do Juazeiro do Norte, realizado pela CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais ou simplesmente Serviço Geológico do Brasil. 





Charles Galdino

O Papel da Defesa Civil na Sociedade

A Defesa Civil em Crato publicou no Jornal de Negócios artigo que trata do papel da Defesa Civil na Sociedade. 


Reunião da Defesa Civil, Exército e Apontadores

A Defesa Civil em Crato, o Exército Brasileiro (23º BC de Fortaleza) estiveram reunidos dia 23 de setembro a partir das 8 da manhã no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato com os apontadores (responsáveis pelas senhas de abastecimento dos carros pipas nas comunidades rurais) para distribuição de senhas e orientar quanto a distribuição de senhas para as comunidades.






 Charles Galdino

Equipe da Defesa Civil em Crato - CE

 Charles, Meire, Deassis, Baby e Yure





Por: Charles Galdino